Por que as salas de aula da pré-escola ainda estão cheias de brinquedos e atividades simples e clássicas com as quais brincávamos quando éramos crianças? A resposta é simples: embora os tempos tenham mudado, o desenvolvimento do cérebro não mudou! Na verdade, as crianças aprendem melhor brincando, quando estão relaxadas, engajadas e se divertindo!
Blocos de construção, massinha e artesanato permitem que as crianças façam muito mais do que empilhar, esmagar e esticar a imaginação! Eles aprimoram as habilidades motoras finas e a coordenação olho-mão, estabelecem uma base para os primeiros conceitos matemáticos e aprimoram as funções executivas, como memória e foco.
Os jogos de tabuleiro e as cartas são ótimos exemplos de brinquedos cooperativos que ajudam as crianças a praticar revezamento, compartilhamento e cooperação – todos essenciais para o desenvolvimento socioemocional. Eles também ajudam as crianças a desenvolver sua memória de trabalho, matemática e habilidades motoras finas.
Letras e Sons
“Ler para seus filhos em casa não só os faz gostar da leitura, mas também os ajuda na escola”, diz Susan Quinn, especialista em leitura e professora do ensino fundamental na Saint Brendan School no Bronx, Nova York. Ler junto estimula o companheirismo e a diversão e aumenta a concentração, o foco e o vocabulário.
O Instituto Educacional Gênesis oferece um programa inovador para crianças. O currículo é projetado para capacitar as crianças por meio da interação social, brincadeiras, discussão, reflexão e criatividade.